Toque Toque Grande - São Sebastião

Toque-Toque Grande é um dos últimos lugares que ainda se pesca artesanalmente, antiga vila de pescadores hoje dá lugar a casas de veraneio, suas atrações ficam por conta da antiga capela, do mar calmo e do lindo pôr do sol no verão.
É uma ótima praia para quem procura a paz em harmonia com a natureza.

Ao contrário do que o nome sugere, tudo lá é pequeno. A infra-estrutura também é composta por um vilarejo de pescadores onde é possível comprar peixe fresco e usufruir do serviço de hotéis, camping, restaurantes, bares e mercado.

Em frente à praia está a Ilha de Toque-Toque Grande, que por ser voltada para o oeste, proporciona um pôr-do-sol inesquecível. Além de riqueza marinha, as águas cristalinas e as rochas que a cercam convidam ao mergulho e à pesca esportiva.

 

 

Cercada de morros nos lados e atrás, e com uma baia tranquila na frente, Toque Toque Grande é um refúgio resguardado, onde mesmo em épocas de alta temporada é possível curtir um pouco de paz e sossego.

 

Mar cristalino, calmo, chapéus de sol que propiciam sombras e muitas grutas submersas. Um dos destaques é a cachoeira localizada às margens da rodovia Rio Santos (SP 55).
 

A Cachoeira de Toque-Toque Grande é uma boa opção para quem gosta de cachoeira mas não é muito chegado a trilhas e longas caminhadas, pois tem uma enorme queda d'água e uma linda piscina natural.

 

É bom lembrar que não é o seu chuveiro de casa, portanto não use shampoo ou sabonete em cachoeiras, porque são a única fonte de água potável da região.

 

A praia de Toque Toque Grande é pequena, e tem uma grande e lindíssia ilha à frente, como se vê na foto ao lado, enquanto a praia de Toque Toque Pequeno é mais extensa, com ilhas menores em frente.

 

A ilha dá nome à praia, e por isso muitas pessoas confundem as praias de Toque Toque Grande com o Pequeno.

 

A ilha fica bem próxima à costa e à praia. Em dias de mar calmo pode-se ir remando até a ilha e praticar o mergulho.

 

O único cuidado é que entre a costa e a ilha existe um canal, o que não permite fazer este percurso a nado.

As águas tranquilas de Toque Toque Grande são perfeitos para esportes náuticos, como mergulho, caiaque ou windsurf.

 

As águas translúcidas convidam ao mergulho costeiro, pois é cheio de vida marinha.

 

Por uma questão de respeito ao meio ambiente, não somos favoráveis à pesca submarina, que há tempos atrás chegou a prejudicar fortemente o ecosistema marinho de Toque Toque Grande e região.

 


Em frente à praia está a Ilha de Toque-Toque Grande, que por ser voltada para o oeste, proporciona um pôr-do-sol inesquecível. 

 

Praia de Toque Toque Grande, Distante 11,5 KM de Maresias, cerca de 17 Minutos de Carro. O caminho tem paisagens lindas!