Benefícios do mar e do sol. Férias na praia fazem bem para o corpo e o espírito

Captura_de_Tela_2015-05-31_às_00.49.49.png

Muita gente escolhe o mês de julho para passar na praia. Uma ótima ideia em um país de inverno ameno como o nosso, quando as temperaturas são agradáveis, sem o calor excessivo e a chuva dos meses de verão.

Além de diversão e lazer, uma temporada na praia faz bem à saúde. O clima do litoral, a água salgada, a areia, todos esses elementos têm grande potencial de prevenção e cura para o corpo e a mente. Um ganho extra em seu pacote de férias na praia. A água do mar conta com uma composição distinta da doce: tem zinco, potássio, iodo e oligoelementos que a convertem numa grande aliada da nossa pele e do nosso corpo em geral. Um dos seus principais benefícios são as suas propriedades antibióticas que funcionam muito bem nos processos de cicatrização. O mar

Depois de um banho de mar, as pessoas costumam sentir bem estar e energia, e isto se deve à água salgada: os sais minerais absorvidos pela pele fazem bem ao organismo.

Outro elemento da água do mar é o iodo – bom para o funcionamento da tireoide -, que acelera o processo metabólico, favorecendo assim a redução de gordura.

A água do mar funciona como esfoliante, eliminando as células mortas e deixando a pele mais “limpa”, além de ter também um efeito cicatrizante.

As ondas funcionam como uma hidromassagem, ativando a circulação, melhorando a irrigação das células, ajudando a eliminar a gordura acumulada nos tecidos subcutâneos.

O contraste térmico entre o calor do sol e o frio da água age como uma “ginástica vascular” para o aparelho circulatório – o calor dilata os vasos e o frio os contrai, facilitando o retorno do sangue das veias em direção ao coração.

O mar também traz tranquilidade de espírito: a massagem das ondas estimula a produção de endorfina (substância liberada pelo cérebro de ação relaxante e analgésica), melhorando assim o sono durante a noite.

Quem tem problema alérgico, como rinite, costuma sentir-se melhor na praia, pois o iodo e o sódio da água do mar funcionam como um vaporizador.

O sol

O sol é essencial à saúde – se tomado em horários específicos, antes das 10 horas e depois das 16h. Seus raios favorecem a produção de vitamina D, necessária para a fixação do cálcio.

A areia

Caminhar na areia da praia é uma atividade prazerosa e também aeróbia, melhorando a condição cardiovascular e ajudando a queimar gordura. Prefira a parte da praia com areia dura, perto do mar, para ter um rimo mais contínuo enquanto caminha.

#mar #saúde #bemestar #MuitagenteescolheomêsdejulhoparapassarnapraiaUmaótimaideiaemumpaísdeinvernoamenocomoonossoquandoastemperaturassãoagradáveissemocalorexcessivoeachuvadosmesesdeverãoAlémdediversãoelazerumatemporadanapraiatrazfazbemàsaúdeOclimadolitoralaáguasalgadaaareiatodosesseselementostêmgrandepotencialdeprevençãoecuraparaocorpoeamenteUmganhoextraemseupacotedefériasnapraia #praia #férias #beneficios #faz #bem #natural #marinho #maresias #tartamento