Praia Camburi - São Sebastião

Camburi é uma das mais belas praias do Litoral Norte de São Paulo, formando com a Praia do Camburizinho um conjunto natural bastante agradável pelo encontro do mar com a Mata Atlântica. Algumas pessoas adotam Cambury como grafia do nome desta praia.

Camburi vem se tornando um destino turístico dos mais charmosos do litoral paulista.

 

A região concentrou um grande número de artesãos e artistas, pousadas e hotéis de excelente nível, restaurantes de primeira linha e um comércio alternativo variado, sempre voltado para o turista.

 

Por tudo isso e pela proximidade com grandes centros em São Paulo, Camburi se transformou numa praia badalada, freqüentada por artistas e pessoas importantes.

Este destino também é muito procurado pelo pessoal que curte ecoturismo e trilhas; nos Sertões do Camburi (Caca e Piavu) a fauna e flora nativa da mata atlântica tem forte presença, diversas trilhas ecológicas são bastante procuradas para observar e curtir essas maravilhas.

 

A região também é entremeada por rios e algumas cachoeiras.
 

Existem duas versões para o significado do nome Camburi. Uma delas seria rio do robalo, pela quantidade de peixe robalo que sobe o rio, um dos poucos que trocam água salgada pela doce.

 

A outra seria rio que muda, pois de tempos em tempos o rio muda sua trajetória, ora desaguando na praia de Camburi, ora na de Camburizinho.

 

O mar é bastante agitado, com uma coloração azul clara esverdeada. A praia é cortada pelo rio Camburi e a areia fina e branca é predominante.

A praia é frequentada por grande número de turistas e surfistas. A praia de Camburi é separada da de Camburizinho.
 

 

 

O mar de Camburi é de águas claras e azuis, areias finas, brancas e soltas. As duas praias são separadas por uma pequena península com um ilhote, e é possível atravessar a pé o pequeno e raso rio que as separa.
 

A Praia é um pico bastante procurado pelo pessoal do surf e body board. Eventos nacionais e internacionais ocorrem durante o ano todo.

 

Mas também é bastante procurada pelo pessoal que curte ecoturismo e trilhas; nos sertões do Cacau e Piavu, onda e flora nativa da mata atlântica tem forte presença, diversas trilhas ecológicas são bastante procuradas. A regiões é entremeada por rios e algumas cachoeiras.

 

Em Camburi existe outra bela queda d’água chamada de Cachoeira do Camburi, situada no bairro Sertão do Cacau.

 

A trilha que leva até a cachoeira tem muitas espécies de plantas nativas como samambaias e bromélias, além de uma fauna diversificada com muitos pássaros.

 

A queda d’água tem cerca de 12 metros de altura e piscinas naturais estão à disposição dos visitantes.

Conta com posto permanente de salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

Possui campings, hotéis, pousadas, mercado e lojas de artesanato caiçara. Próximo ao limite com cidade de Bertioga está localizado um aldeamento indígena.

 

A Trilha do Sertão do Cacau é um passeio onde o turista encontra exposto toda a beleza e encantamento da Mata Atlântica preservada.

 

É uma trilha em Camburi, no litoral norte de São Paulo que é facilmente acessada e leva a três belas cachoeiras em seu percurso, com piscinas naturais para refrescar.

 

A região conta com fauna e flora exuberante, vários tipos de bromélias, orquídeas e outras plantas nativas da Mata Atlântica. São em média 40 minutos de caminhada.

 

À noite as famílias visitam os restaurantes do local como o Ogan e o Manacá, além do Shopping Pátio, enquanto os jovens partem para a balada Galeão, que sempre tem uma banda ao vivo ou um DJ conhecido do cenário eletrônico.

 

A localização estratégica também é outro diferencial, assim os turistas que se hospedam em Maresias têm a facilidade de visitar Camburi, Boiçucanga, Paúba, Juquehy e até dar um pulo no centro histórico de São Sebastião.

Praia Camburi, Distante 13 KM de Maresias, 23 Minutos de Carro.